GRUPO DE PESQUISA
Estética & Arte Sacra
Coordenação:
Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas
Reuniões quinzenais
-
Às quintas-feiras, das 14h às 16h
LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo.
VALOR: R$ 60,00 mensais (público externo).
INSCRIÇÕES: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br
CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação equivalente a 30 horas de atividades acadêmicas.
Obs.: Para os alunos da Faculdade as atividades do grupo são computadas como extensão curricularizada.
Coordenação:
Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas
Reuniões quinzenais
-
Às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30
Cronograma previsto 2023/2:
• 18 de agosto
• 1ª, 15 e 29 de setembro
• 06 e 20 de outubro
• 10 e 24 de novembro
• 08 e 15 de dezembro
LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo.
VALOR: R$ 50,00 mensais (público externo).
INSCRIÇÕES: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br
CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação equivalente a 30 horas de atividades acadêmicas.
Obs.: Para os alunos da Faculdade as atividades do grupo são computadas como extensão curricularizada.
Coordenação:
Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas
Reuniões quinzenais
-
Às segundas-feiras, das 13h às 15h
LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo.
VALOR: R$ 60,00 mensais (público externo).
INSCRIÇÕES: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br
CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação equivalente a 30 horas de atividades acadêmicas.
Obs.: Para os alunos da Faculdade as atividades do grupo são computadas como extensão curricularizada.
DESCRIÇÃO GERAL
-
Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.
1. EMENTA
-
Embora a existência de uma Estética filosófica, antiga ou clássica, não seja unanimidade no campo acadêmico-filosófico, partimos da premissa de que autores antigos e medievais versaram acerca das principais questões atinentes à arte e ao belo, delineando não apenas o que serão as teorias estéticas modernas e contemporâneas propriamente ditas, mas também conduzindo à própria noção da obra de arte enquanto objeto sui generis - e também ‘objeto sacro’, que manifesta ou expressa uma crença religiosa, sendo parte fundamental de uma ritualística, e com frequência, mostrando-se prenhe de simbologias. Iniciaremos as atividades do grupo com o estudo de textos de pensadores antigos e medievais, a fim de buscar neles definições e problemáticas que possam enriquecer a investigação contemporânea sobre o artístico, o belo e o sensível, com destaque para a arte sacra.
2. OBJETIVO GERAL
-
Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Ler textos filosóficos que versem sobre arte e estética (conhecimento sensível, sensibilidade e beleza);
-
Discutir doutrinas filosóficas acerca da arte, do belo e do sensível, de pensadores antigos e medievais, a partir de seus textos e de comentadores;
-
Discutir e analisar obras de arte, com destaque para as obras de arte sacra do período medieval, à luz das reflexões dos filósofos e teóricos da arte apresentados;
-
Fornecer espaço para apresentação de trabalhos de diversos níveis acadêmicos, sejam de membros do grupo, sejam de convidados externos;
-
Discutir trabalhos acadêmicos de iniciação científica em progresso na FSB-SP;
-
Receber professores convidados para palestras sobre Filosofia da Arte, Estética e Arte Sacra, em reuniões extraordinárias;
-
Realizar visitas técnicas em igrejas e museus, a fim de proporcionar experiências estéticas e fruições de arte, com destaque para a arte sacra; especificamente o Mosteiro de São Bento de São Paulo e o Museu de Arte Sacra de São Paulo;
-
Propor encontros acadêmicos sobre as temáticas estudadas pelo grupo, como seminários e simpósio; especificamente os Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’;
-
Criar um banco de dados digital de registros de pesquisas iconográfico-semiótica, construído a partir do resultado do laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica;
4. ATIVIDADES E METODOLOGIA
Da dinâmica das reuniões ordinárias:
-
Serão dois tipos de reuniões ordinárias, que funcionarão de forma dividida em:
-
Laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica para análises de obras de arte sacra, especificamente ‘Projeto Cartografia Estética’;
-
Leituras dirigidas e discussão de textos, especificamente, no 1º semestre letivo de 2023: a leitura dirigida será: Apologia para Guilherme, Abade de Bernardo de Claraval;
-
-
As reuniões serão presenciais;
-
As reuniões serão gravadas e disponibilizadas exclusivamente aos membros dos grupos;
Da dinâmica das reuniões extraordinárias:
-
As reuniões esporádicas serão de três tipos:
-
Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. Estas reuniões serão marcadas em outras datas das reuniões ordinárias, sempre que possível, às sextas-feiras, no horário das 13h às 15h.
-
Seminários acadêmicos: Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’
-
Palestras com professores convidados: Filosofia na São Bento (palestras presenciais) e Projeto Aulas Abertas (palestras on-line);[1]
-
Dos horários e dias das reuniões ordinárias:
-
Sextas-feiras;
-
Das 13h30 às 15h30;
-
Reuniões quinzenais de 2 horas de duração;
Dos horários e dias das reuniões extraordinárias:
-
2º Simpósio ‘Memória, Arte e Espiritualidade’: previsto para 2/12, das 9h às 16h;
-
Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo: a definir;
-
Filosofia na São Bento (palestras presenciais, às sextas-feiras, das 12h às 13h), data a definir;
-
Projeto Aulas Abertas (palestras on-line, às quartas-feiras, das 19h às 20 h): data a definir;
Da carga-horária total e do certificado:
-
Todos os outros participantes, internos e externos, receberão certificado de 30 horas (sem as horas de atividades extraclasse), que podem ser apresentados como Atividades Complementares, Extensão etc.
-
Certificado mediante participação de no mínimo 75%.
Das atividades extra reuniões:
-
Leituras e pesquisas dirigidas, para discussão;
-
Pesquisa iconográfico-semiótica.
Das produções do grupo:
-
Projeto CARTOGRAFIA ESTÉTICA, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo: (mapeamento e banco de dados digital estilístico-iconográfico de arte sacra);
-
Palestras, simpósios e comunicações;
-
Artigos e livros.
5. BIBLIOGRAFIA
Texto escolhido para leitura dirigida (2023.2):
-
DAMASCENO, JOÃO, Contra aqueles que condenam as imagens sagradas - contra a heresia iconoclasta. Tradução de Maisa Ribeiro. Curitiba: Ed. Santo Atanásio, 2020.
Referenciais teóricos para o laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica de arte sacra:
-
DIDI-HUBERMAN, Georges. (2002/2013) A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.
-
PANOFSKY, Erwin. (1955/2009) Significado das artes visuais. 3. ed. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva
-
SOUZA DANTAS, Lucia F. N. de. (2019) Contribuições da filosofia de Charles S. Peirce para uma investigação acerca de questões de fenomenologia e ontologia das obras de arte. Tese (Doutorado em Filosofia) - PUC-SP, 309 p., 2019.
-
WARBURG, Aby. (2015) História de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Cia das Letras.
[1] Os projetos ‘Filosofia na São bento’ e ‘Aulas Abertas’ não são vinculados ao Grupo. Mas pelo menos uma vez por semestre, pelo uma das palestras presenciais e uma das palestras on-line serão de temáticas afeitas ao grupo e contam como atividade extraordinária.
Coordenação:
Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas
-
Reuniões quinzenais
-
Às sextas-feiras, das 13h às 15h
Cronograma previsto 2023/1:
-
10 de março
-
31 de março
-
14 de abril
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28 de abril - Museu de Arte Sacra - SP
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12 de maio
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2ª reunião GP E&AS -31.3.2023
LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo.
VALOR: R$ 50,00 mensais (público externo).
INSCRIÇÕES: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br
CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação equivalente a 30 horas de atividades acadêmicas.
Obs.: Para os alunos da Faculdade as atividades do grupo são computadas como extensão curricularizada.
DESCRIÇÃO GERAL
-
Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.
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1. EMENTA
-
Embora a existência de uma Estética filosófica, antiga ou clássica, não seja unanimidade no campo acadêmico-filosófico, partimos da premissa de que autores antigos e medievais versaram acerca das principais questões atinentes à arte e ao belo, delineando não apenas o que serão as teorias estéticas modernas e contemporâneas propriamente ditas, mas também conduzindo à própria noção da obra de arte enquanto objeto sui generis - e também ‘objeto sacro’, que manifesta ou expressa uma crença religiosa, sendo parte fundamental de uma ritualística, e com frequência, mostrando-se prenhe de simbologias. Iniciaremos as atividades do grupo com o estudo de textos de pensadores antigos e medievais, a fim de buscar neles definições e problemáticas que possam enriquecer a investigação contemporânea sobre o artístico, o belo e o sensível, com destaque para a arte sacra.
2. OBJETIVO GERAL
-
Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Ler textos filosóficos que versem sobre arte e estética (conhecimento sensível, sensibilidade e beleza);
-
Discutir doutrinas filosóficas acerca da arte, do belo e do sensível, de pensadores antigos e medievais, a partir de seus textos e de comentadores;
-
Discutir e analisar obras de arte, com destaque para as obras de arte sacra do período medieval, à luz das reflexões dos filósofos e teóricos da arte apresentados;
-
Fornecer espaço para apresentação de trabalhos de diversos níveis acadêmicos, sejam de membros do grupo, sejam de convidados externos;
-
Discutir trabalhos acadêmicos de iniciação científica em progresso na FSB-SP;
-
Receber professores convidados para palestras sobre Filosofia da Arte, Estética e Arte Sacra, em reuniões extraordinárias;
-
Realizar visitas técnicas em igrejas e museus, a fim de proporcionar experiências estéticas e fruições de arte, com destaque para a arte sacra; especificamente o Mosteiro de São Bento de São Paulo e o Museu de Arte Sacra de São Paulo;
-
Propor encontros acadêmicos sobre as temáticas estudadas pelo grupo, como seminários e simpósio; especificamente os Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’;
-
Criar um banco de dados digital de registros de pesquisas iconográfico-semiótica, construído a partir do resultado do laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica;
4. ATIVIDADES E METODOLOGIA
Da dinâmica das reuniões ordinárias:
-
Serão dois tipos de reuniões ordinárias, que funcionarão de forma dividida em:
-
Laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica para análises de obras de arte sacra, especificamente ‘Projeto Cartografia Estética’;
-
Leituras dirigidas e discussão de textos, especificamente, no 1º semestre letivo de 2023: a leitura dirigida será: Apologia para Guilherme, Abade de Bernardo de Claraval;
-
-
As reuniões serão presenciais;
-
As reuniões serão gravadas e disponibilizadas exclusivamente aos membros dos grupos;
Da dinâmica das reuniões extraordinárias:
-
As reuniões esporádicas serão de três tipos:
-
Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. Estas reuniões serão marcadas em outras datas das reuniões ordinárias, sempre que possível, às sextas-feiras, no horário das 13h às 15h.
-
Seminários acadêmicos: Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’
-
Palestras com professores convidados: Filosofia na São Bento (palestras presenciais) e Projeto Aulas Abertas (palestras on-line);[1]
-
Dos horários e dias das reuniões ordinárias:
-
Sextas-feiras;
-
Das 13h às 15h;
-
Reuniões quinzenais de 2 horas de duração;
Dos horários e dias das reuniões extraordinárias:
-
2º Simpósio ‘Memória, Arte e Espiritualidade’: previsto para 6/05, das 9h às 16h;
-
Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo: a definir;
-
Filosofia na São Bento (palestras presenciais, às segundas-feiras, das 14h às 15h), data a definir;
-
Projeto Aulas Abertas (palestras on-line, às quartas-feiras, das 19h às 20 h): data a definir;
Da carga-horária total e do certificado:
-
Todos os outros participantes, internos e externos, receberão certificado de 30 horas (sem as horas de atividades extraclasse), que podem ser apresentados como Atividades Complementares, Extensão etc.
-
Certificado mediante participação de no mínimo 75%.
Das atividades extra reuniões:
-
Leituras e pesquisas dirigidas, para discussão;
-
Pesquisa iconográfico-semiótica.
Das produções do grupo:
-
Projeto CARTOGRAFIA ESTÉTICA, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo: (mapeamento e banco de dados digital estilístico-iconográfico de arte sacra);
-
Palestras, simpósios e comunicações;
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Artigos e livros.
5. BIBLIOGRAFIA
Texto escolhido para leitura dirigida (2023):
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CLARAVAL, Bernardo de. Apologia para Guilherme, abade. Apresentação, tradução e notas Geraldo Coelho Dias. Mediievalia. Textos e Estudos, v. 11-12, 1997, pp. 7-76. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/900/860 Acesso em: 29 mai. 2020. (DOMÍNIO PÚBLICO)
-
Link do v. 11-12 da revista Mediievalia: https://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/issue/view/61
Referenciais teóricos para o laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica de arte sacra:
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DIDI-HUBERMAN, Georges. (2002/2013) A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.
-
PANOFSKY, Erwin. (1955/2009) Significado das artes visuais. 3. ed. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva
-
SOUZA DANTAS, Lucia F. N. de. (2019) Contribuições da filosofia de Charles S. Peirce para uma investigação acerca de questões de fenomenologia e ontologia das obras de arte. Tese (Doutorado em Filosofia) - PUC-SP, 309 p., 2019.
-
WARBURG, Aby. (2015) História de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Cia das Letras.
[1] Os projetos ‘Filosofia na São bento’ e ‘Aulas Abertas’ não são vinculados ao Grupo. Mas pelo menos uma vez por semestre, pelo uma das palestras presenciais e uma das palestras on-line serão de temáticas afeitas ao grupo e contam como atividade extraordinária.