Monitoria
Faculdade de São Bento
Missão:
O Programa de Monitoria da Faculdade de São Bento de São Paulo compreende ações que envolvam o aluno em diferentes ações institucionais dos cursos de graduação, nas atividades de extensão, pesquisa e produção científica da Instituição, quais sejam: 1) atividades associadas às unidades curriculares específicas; 2) organização e participação das atividades de extensão, como ciclo de conferências, simpósios e outros encontros acadêmicos e, por fim 3) produção científica associada às atividades de editoração e comissão editorial de revistas, livros e outros materiais produzidos pela faculdade, como páginas de sites, vídeos e outros materiais digitais.
Objetivos:
-
Contribuir para a sistematização e institucionalização da monitoria na Instituição;
-
Motivar e incentivar os alunos interessados pela monitoria e com potencial para participação efetiva em projetos dessa natureza;
-
Criar condições para o desenvolvimento do pensamento científico do aluno;
-
Incentivar os alunos na continuidade da formação acadêmica, favorecendo sua participação em programas de pós-graduação;
-
Possibilitar ao aluno a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa;
-
Incentivar a produção acadêmica do aluno;
-
Estimular a produção científica dos docentes;
-
Criar condições efetivas para que o docente exerça e aprimore sua função de monitor;
-
Contribuir para a integração entre ensino, a pesquisa e a extensão;
-
Proporcionar a participação de alunos em projetos investigativos, propostos pelos Cursos de Graduação, sempre que estejam em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso ao qual pertence o aluno;
-
Propiciar que Estágios Supervisionados, Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados, Práticas de Ensino e Práticas Profissionais gerem propostas de pesquisa, que se enquadrem na exigência de participação no Programa de Monitoria.
COORDENAÇÃO
Mini Currículo
É doutora em Filosofia (PUC-SP/2019), mestre em Filosofia (FSB-SP/2013) e graduada em Artes Plásticas (FAAP-SP/1995). Docente e palestrante há 25 anos, nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica, História e Teoria da Arte e Conservação e perícia de obras de arte e Museologia. Desde 2014 é professora do curso de Filosofia da Faculdade de São Bento – SP, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX). Desde 2015 coordena o Grupo de Pesquisa de Pragmatismo e Estética do Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa – CEP – PEPGFIL- PUC-SP. É membro do ICOM-BR (Internacional Council of Museums-Comitê brasileiro) desde 2009. É membro do GT de Semiótica e Pragmatismo da ANPOF desde 2016. Desenvolve pesquisa nas áreas de Estética e Semiótica e Hermética da Arte, tendo publicado livros, artigos e traduções. Seguem as últimas publicações: Primeiridade, estético e artístico: diálogo entre Peirce e Dewey acerca da experiência estética In: Pragmatismo, filosofia da mente e filosofia da neurociência. São Paulo: ANPOF, 2017; Experiência Estética e Continuidade na Obra de Arte: A Pintura de Lucian Freud à Luz do “Hiato no Tempo” e das “Coisas sem Nome” de Ivo Ibri. In: Sementes de pragmatismo na contemporaneidade: homenagem a Ivo Ibri. São Paulo: FiloCzar, 2018; A representação pictórica na estética de Hegel e a importância da cor na pintura holandesa do século XVII In: Anais [da] XI Encontro de História da Arte. Campinas: UNICAMP, 2017.Pensando o qualisigno na cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce in: COGNITIO, Vol. 13, n. 2, São Paulo: CEP-PUC-SP, 2016; Tékhne e Inspiração na prática artística: interfaces entre o “Ion” de Platão e o “Ato Criativo” de Duchamp in: Anais [da] Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP, São Paulo: UNESP, 2015.
CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/8020944631772359