Pesquisa - Manual do Trabalho Acadêmico
Manual do Trabalho Acadêmico
• Orientação para a montagem da Monografia Final (TCC)
• Cada aluno deverá estudar e escolher um Professor Orientador.
O PROFESSOR ORIENTADOR deverá acompanhar o processo de orientação dos trabalhos.
• No caso de troca de orientador, o aluno deve produzir um documento que explique os motivos para tal, identifique o novo orientador. Este documento deverá ser assinado por ambos os professores-orientadores envolvidos, documento este que deve ser acompanhado de aceite, por parte do novo orientador, (na forma de um aval) para seu projeto, já em andamento.
• No caso de troca de tema ou plano de projeto, o aluno deve apresentar novo anteprojeto com aprovação explícita do Professor Orientador nas mesmas formas já tratadas anteriormente. Documento e/ou anteprojeto devem ser entregue ao PROFESSOR ORIENTADOR.
• O PROFESSOR ORIENTADOR acompanhará o desenvolvimento do trabalho do aluno; recebendo os relatórios de progressos, avaliando-os, arquivando-os, sempre cuidando para que haja um efetivo acompanhamento do processo de iniciação à pesquisa científica de seu aluno. Caberá também, ao Professor Orientador, auxiliar no levantamento bibliográfico a ser feito pelo aluno. Durante o desenvolvimento da Monografia, aluno e Professor Orientador devem se reunir no mínimo três vezes, quando o aluno deverá apresentar suas anotações, seus esboços e rascunhos do trabalho, e discutir o seu desenvolvimento. As datas destas reuniões e horários ficam a critério do Professor Orientador, devem ser feitas fora do horário de aula do professor.
• Todo Professor Orientador deverá apresentar um relatório, dando conta de sua orientação e do desenvolvimento de seu (s) orientando (s).
• Banca Examinadora • Será composta de 03 professores, e será presidida pelo PROFESSOR ORIENTADOR, ou pelo Professor Coordenador de Estágio, ou pelo Coordenador de Cursos, deverá compor a banca o Professor Orientador
• Será constituída pelo Coordenador de Curso, juntamente com o PROFESSOR ORIENTADOR, que poderá ser inclusive em finais de semana e obedecer a critérios estipulados pela Coordenadoria de Cursos da Faculdade São Bento
• A avaliação da Monografia levará em conta os critérios de excelência de um trabalho de iniciação científica, nas suas formas, escrita e oral.
• Comprovará a avaliação da Monografia pela apresentação de relatório escrito, em que dará conta das alterações necessárias, do cumprimento destas e demais observações que se fizerem necessárias. Cada membro da banca atribuirá nota à Monografia considerando a redação final e a apresentação oral.
• Fará a avaliação da Monografia sem que de sua decisão haja recurso.
• Cada membro da banca terá o prazo de 10 (dez) dias, no mínimo, a partir do recebimento da Monografia para leitura e apreciação da parte escrita.
• O presidente da banca avaliadora encaminhará ao PROFESSOR ORIENTADOR o conceito final para divulgação, de acordo com os seguintes critérios:
• menor que 7,0 média final menor que 7,0; reprovado, trabalho de interesse restrito.
• 7,0 a 8,0 média final maior ou igual a 7,0, e menor que 8,0; trabalho meritório, aprovado para consulta.
• 8,0 a 9,5 média final maior ou igual a 8,0, e menor que 9,5, trabalho aprovado de interesse amplo para consulta.
• 9,5 a 10.0 média final maior ou igual a 9,5; trabalho aprovado com louvor para ser divulgado.
Avaliação da Monografia
O processo de avaliação da Monografia será realizado em duas etapas: A primeira caberá ao Professor Orientador e avaliará a Monografia Final em sua forma redacional:
A avaliação da Monografia deverá levar em conta seus objetivos, considerados os seguintes elementos:
- Apresentação;
- Organização;
- Desenvolvimento;
- Conteúdo;
Outras considerações, que o orientador achar necessárias, tais como:
- o processo de desenvolvimento do projeto apresentado;
- as atividades para o desenvolvimento da Monografia;
- o(s) relatório(s), em versão parcial, da Monografia.
As Monografias que não obtiverem aprovação nesta etapa (nota menor que 7,0), não estarão qualificados para a banca e não passarão para a etapa seguinte, podendo o aluno optar por alterar o projeto e escolher novo orientador. A segunda etapa caberá à banca avaliadora e se constituirá da avaliação da Monografia final e de sua apresentação oral. O conceito final será dado pela média das notas atribuídas pela banca.
A avaliação da Monografia deverá levar em conta seus objetivos, considerados os seguintes elementos:
- Clareza dos objetivos propostos pelo aluno;
- Delimitação do problema a ser investigado;
- Coerência entre os objetivos e desenvolvimento da Monografia;
- Tratamento metodológico;
- Fundamentação teórica.
No ato da apresentação e defesa, a banca buscará apreciar, no aluno:
- Preparação da banca para o tema, na introdução;
- Abordagem adequada (conteúdo);
- Sequência lógica (roteiro: início/meio/fim);
- Incentivo à participação da audiência;
- Revisão e consolidação dos pontos principais, na conclusão;
- Uso apropriado de recursos;
- Adequação do vocabulário utilizado;
- Contato visual com a banca.
Coordenação da Monografia
Cabe ao PROFESSOR ORIENTADOR:
- Orientar a elaboração dos planos ou projetos no início do ano dentro das áreas definidas pela Coordenadoria de Curso, quando for a política do curso (estratégica ou tática) definir áreas para tal.
- Encaminhar ao Professor Orientador, os planos ou projetos de cada ano, quando estes forem entregues a ele. - Observar juntamente com a Coordenadoria de Cursos o número de alunos para cada Professor Orientador.
- Designar os professores que comporão as bancas avaliadoras e seus respectivos suplentes, juntamente com a Coordenadoria de Cursos.
- Apresentar o calendário anual à Coordenadoria de Cursos, após o que deverá ser levado ao conhecimento dos alunos e professores orientadores.
- Cuidar, para que os prazos sejam rigorosamente cumpridos.
- Articular cursos, palestras e outros tipos de atividades que possam subsidiar o desenvolvimento dos trabalhos.
- Mediar, juntamente com a Coordenadoria de Cursos, os problemas que surgirem, durante o período, entre Professores Orientadores e alunos.
- Divulgar as normas da Monografia para todos os alunos e professores no início de cada ano letivo.
- Receber as Monografias na sua forma final, listá-las e entregá-las para as bancas avaliadoras. - Receber as avaliações dos professores que compõem as bancas.
- Publicar as avaliações das bancas e resultados finais.
Avaliação da Monografia
O processo de avaliação da Monografia será realizado em duas etapas: A primeira caberá ao Professor Orientador e avaliará a Monografia Final em sua forma redacional:
A avaliação da Monografia deverá levar em conta seus objetivos, considerados os seguintes elementos:
- Apresentação;
- Organização;
- Desenvolvimento;
- Conteúdo;
Outras considerações, que o orientador achar necessárias, tais como:
- o processo de desenvolvimento do projeto apresentado;
- as atividades para o desenvolvimento da Monografia;
- o(s) relatório(s), em versão parcial, da Monografia.
As Monografias que não obtiverem aprovação nesta etapa (nota menor que 7,0), não estarão qualificados para a banca e não passarão para a etapa seguinte, podendo o aluno optar por alterar o projeto e escolher novo orientador. A segunda etapa caberá à banca avaliadora e se constituirá da avaliação da Monografia final e de sua apresentação oral. O conceito final será dado pela média das notas atribuídas pela banca.
A avaliação da Monografia deverá levar em conta seus objetivos, considerados os seguintes elementos:
- Clareza dos objetivos propostos pelo aluno;
- Delimitação do problema a ser investigado;
- Coerência entre os objetivos e desenvolvimento da Monografia;
- Tratamento metodológico;
- Fundamentação teórica.
No ato da apresentação e defesa, a banca buscará apreciar, no aluno:
- Preparação da banca para o tema, na introdução;
- Abordagem adequada (conteúdo);
- Sequência lógica (roteiro: início/meio/fim);
- Incentivo à participação da audiência;
- Revisão e consolidação dos pontos principais, na conclusão;
- Uso apropriado de recursos;
- Adequação do vocabulário utilizado;
- Contato visual com a banca.
Coordenação da Monografia
Cabe ao PROFESSOR ORIENTADOR:
- Orientar a elaboração dos planos ou projetos no início do ano dentro das áreas definidas pela Coordenadoria de Curso, quando for a política do curso (estratégica ou tática) definir áreas para tal.
- Encaminhar ao Professor Orientador, os planos ou projetos de cada ano, quando estes forem entregues a ele. - Observar juntamente com a Coordenadoria de Cursos o número de alunos para cada Professor Orientador.
- Designar os professores que comporão as bancas avaliadoras e seus respectivos suplentes, juntamente com a Coordenadoria de Cursos.
- Apresentar o calendário anual à Coordenadoria de Cursos, após o que deverá ser levado ao conhecimento dos alunos e professores orientadores.
- Cuidar, para que os prazos sejam rigorosamente cumpridos.
- Articular cursos, palestras e outros tipos de atividades que possam subsidiar o desenvolvimento dos trabalhos.
- Mediar, juntamente com a Coordenadoria de Cursos, os problemas que surgirem, durante o período, entre Professores Orientadores e alunos.
- Divulgar as normas da Monografia para todos os alunos e professores no início de cada ano letivo.
- Receber as Monografias na sua forma final, listá-las e entregá-las para as bancas avaliadoras. - Receber as avaliações dos professores que compõem as bancas.
- Publicar as avaliações das bancas e resultados finais.