Regulamento

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE DE SÃO BENTO

1 Princípios Normativos

A Biblioteca da Faculdade de São Bento pertencendo a uma instituição eclesiástica, Mosteiro de São Bento, empenhada na salvaguarda e na conservação de um valioso patrimônio documental, deve também facultar o acesso às suas coleções, assegurando aos usuários os meios indispensáveis ao estudo e à investigação.

Assim, o presente regulamento inspira-se em dois princípios fundamentais: no princípio da responsabilidade patrimonial, deduzido do estatuto da Biblioteca do Mosteiro de São Bento como biblioteca que zela pela preservação de uma parte importante da memória cultural, designadamente aquela que está fixada em livros, em periódicos e noutros documentos a conservar para as gerações futuras; no princípio do acesso, reservado inicialmente aos monges e atualmente entendido como direito dos leitores e pesquisadores, em especial os alunos da Faculdade de São Bento, designadamente daqueles para quem a documentação a consultar constitui um instrumento de trabalho imprescindível para a formação acadêmica e profissional do corpo discente da Faculdade.

Este Regulamento é estabelecido na procura do equilíbrio entre aqueles princípios, derivando algumas restrições nele contidas da obrigação que cabe à Biblioteca de prolongar no tempo o legado cultural à sua guarda.

1.1 Horário de funcionamento:

Segunda-feira - das 7h30 às 21h00;

De terça à sexta-feira das 7h30 às 18h00.

1.2 Setores:

A Biblioteca compreende 3 (três) setores:

a) Setor de Referência, de Estudo e de Apoio à Pesquisa.

b) Sala de Leitura Individual.

c) Acervo e Processamento Técnico.

 

2 Condições Gerais do Acervo

- a Biblioteca é constituída por acervo “fechado”, de modo que apenas é de livre acesso a Sala de Leitura Individual e o Setor de Referência, de Pesquisa e de Estudo em Grupo.

- o acesso à Sala de Leitura e serviços conexos da Biblioteca é destinado aos alunos regularmente matriculados na Faculdade de São Bento, professores, funcionários, alunos dos cursos de extensão oferecidos pela Instituição e aos monges. Em casos justificados, pode ser concedido o acesso aos pesquisadores reconhecidos e devidamente autorizados.

- não é permitida aos leitores a entrada na Biblioteca com alimentos e bebidas.

- não é permitida a utilização de aparelhos de comunicação, designadamente telefone celular.

- o silêncio deve ser mantido no interior da Biblioteca, principalmente nos espaços reservados para estudo individual.

- o desacato aos funcionários/monitores no exercício da função ou em razão dela será passível de punição.

 

3 Da utilização dos serviços

Para utilização dos serviços prestados pela Biblioteca, sobretudo empréstimo, é necessário que o consulente esteja devidamente matriculado na Instituição como aluno ou vinculado a ela, no caso dos monges, professores e funcionários.

Já os alunos dos cursos de extensão e os pesquisadores externos não necessitam fazer inscrições, já que a eles é permitida somente a consulta local das fontes, na Sala de Leitura.

 

4 Deveres dos usuários

4.1 Consulta:

- o usuário deve preencher uma requisição para cada obra – após consultar a base de dados , entregá-la ao monitor/funcionário do Setor de Referência e aguardar, no lugar atribuído, a entrega da obra ou qualquer informação sobre a mesma. Este procedimento é imprescindível para a consulta das obras.

- o usuário é responsável pelas obras requisitadas desde a recepção até a devolução e conferência.

- não é permitido falar alto ou, por qualquer outro meio, perturbar o funcionamento da Biblioteca.

- o usuário deve atender às informações e às observações dos monitores/funcionários da Biblioteca em tudo o que diz respeito ao seu funcionamento e à consulta das obras.

- excetuando-se os casos de empréstimo, nenhum material pode ser consultado fora das dependências da Biblioteca.

- o material bibliográfico retirado das dependências da Biblioteca, somente para ser reproduzido[1] deve ser autorizado e registrado pelo monitor/funcionário e tem prazo máximo de 2 (duas) horas para ser devolvido.

- a consulta à Internet é livre a todos os discentes e docentes. Basta que tenha uma senha cadastrada no sistema pela biblioteca.

4.2 Preservação e conservação das espécies:

Sendo a conservação dos documentos e de qualquer material bibliográfico uma das atribuições da Biblioteca, não é permitido ao usuário:

- escrever sobre os documentos.

- fazer decalques, sublinhar ou anotar os documentos.

- colocar livros abertos uns sobre os outros, dobrar as folhas, forçar as encadernações ou praticar quaisquer outros atos lesivos da boa conservação das obras.

- transportar obras para fora da Biblioteca, salvo com autorização dos funcionários.

- subtrair, deteriorar ou mutilar documentos.

 

5 Empréstimo

5.1 Do Empréstimo:

- estão disponíveis para o empréstimo materiais previamente selecionados aos alunos matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação, professores, monges e funcionários.

- o empréstimo dos materiais é feito mediante a identificação do usuário por meio da apresentação da carteirinha da Faculdade ou outro documento oficial com foto e da requisição, no balcão de empréstimo.

- a quantidade de obras a serem retiradas está de acordo com a categoria de usuário:

Categoria de Usuário Limite de Empréstimo Dias

 

  • Alunos de graduação 03 publicações + 01 mídia 07
  • Alunos do mestrado 06 publicações + 01 mídia 15
  • Professores 06 publicações + 01 mídia 15
  • Funcionários 03 publicações + 01 mídia 07

 

- todos os usuários podem fazer até quatro renovações consecutivas por material emprestado, desde que já não esteja reservado para outro usuário. Mantenha seu material em dia com a biblioteca para não sofrer sanções.

- as obras de referência (como dicionários e enciclopédias) e publicações seriadas não são emprestadas, devendo ser consultadas na Sala de Leitura da Biblioteca.

- a Biblioteca reserva-se no direito de alterar prazos, exigir devolução e vetar a saída de qualquer material, desde que assim o determinem orientações didático-pedagógicas.

- é vetado ao usuário retirar qualquer material com o cartão ou o nome de outro usuário.

- a devolução do material pode ser efetuada por qualquer pessoa no setor de atendimento.

- na data de devolução dos materiais, se a data prevista tiver sido ultrapassada, o usuário terá suspensão do empréstimo por período correspondente ao dobro do tempo de atraso, desde que este não ultrapasse 60 dias (o equivalente a 90 dias de suspensão). Acima de 60 dias de atraso, o usuário deve cumprir a penalidade do pagamento de um livro indicado pela Biblioteca. Vale ressaltar que os finais de semana não são contados como dias corridos no atraso de obras.

- o usuário é responsável pelo material retirado do acervo e, no caso de perda ou dano, é obrigado a substituir – por outro igual e em perfeito estado de conservação – ou a indenizar o mesmo, pelo valor atualizado.

- o usuário não pode retirar ou renovar qualquer material se estiver em débito com a Biblioteca.

5.2 Da Renovação do prazo de empréstimo:

- podem fazer até quatro renovações consecutivas por material emprestado, desde que já não esteja reservado para outro usuário.

- Mantenha seu material em dia com a biblioteca para não sofrer sanções

5.3 Da Reserva:

- nos casos de reserva, o material bibliográfico fica à disposição do usuário por, no máximo, 3 dias. Esgotado o prazo, a reserva é automaticamente anulada.

- o material que se encontrar sob reserva deve ser devolvido impreterivelmente, na data prevista, caso não o faça, o usuário fica sujeito as penalidades de atraso.

 

6 Serviços oferecidos pela Biblioteca

- atendimento aos usuários (alunos, professores, funcionários e pesquisadores).

- consulta aos materiais do acervo (livros, teses, revistas especializadas, dicionários, mídias etc.).

- orientação sobre o uso da Biblioteca e de sua coleção.

- consulta ao catálogo eletrônico e fichário.

- consulta à Internet.

- empréstimos entre Bibliotecas conveniadas.

 

7 Conclusão

A Biblioteca da Faculdade de São Bento é um local de estudo e pesquisa para ser usado por um público estudioso e interessado.

Serão suspensos os usuários que tiverem conduta imprópria, quer nos gestos ou palavras, e que possam colocar em perigo o acervo ou faltar ao respeito e decoro aos funcionários/monitores que ali trabalham para servir à comunidade.

Os usuários devem tomar conhecimento e cumprir o regulamento e as normas disponíveis na Biblioteca.

Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo bibliotecário responsável.

[1] O usuário deve deixar seu documento de identificação na retirada da (s) obra (s) da Biblioteca e levá-la (s) ao Serviço de Xerox

de modo que cabe a este Serviço resguardar as normas oficiais para reprodução xerográfica.