Biblioteca - Regulamento

1. PRINCÍPIOS NORMATIVOS


A Biblioteca da Faculdade de São Bento pertencendo a uma instituição eclesiástica, Mosteiro de São Bento, empenhada na salvaguarda e na conservação de um valioso patrimônio documental, deve também facultar o acesso às suas coleções, assegurando aos usuários os meios indispensáveis ao estudo e à investigação.

Assim, o presente regulamento inspira se em dois princípios fundamentais: no princípio da responsabilidade patrimonial, deduzido do estatuto da Biblioteca do Mosteiro de São Bento como biblioteca que zela pela preservação de uma parte importante da memória cultural, designadamente aquela que está fixada em livros, em periódicos e noutros documentos a conservar para as gerações futuras; no princípio do acesso, reservado inicialmente aos monges e atualmente atendendo o direito dos leitores e pesquisadores, em especial os alunos da Faculdade de São Bento, designadamente daqueles para quem a documentação a consultar constitui um instrumento de trabalho imprescindível para a formação acadêmica e profissional do corpo discente da Faculdade.

Este Regulamento é estabelecido na procura do equilíbrio entre aqueles princípios, derivando algumas restrições nele contidas da obrigação que cabe à Biblioteca de prolongar no tempo o legado cultural à sua guarda.



2. ÁREA OCUPADA: 

A biblioteca está situada no 2º andar do prédio do Mosteiro São Bento. Com 666 m² ela conta com as seguintes dependências:


a) Setor de Referência, de Estudo e de Apoio à Pesquisa.

Destinada ao estudo em grupo; Com terminais de computadores, acesso a internet e a base de dados da biblioteca para auxiliar o estudo.


b) Sala de Leitura Individual.

Com mesas, cadeiras e luminárias para auxiliar o aluno em seu estudo.


c) Acervo e Processamento Técnico.

A Biblioteca caracteriza-se por possuir acervo fechado. Os alunos não tem acesso ao ambiente, porém os livros estão inteiramente à disposição dos usuários, alunos e pesquisadores que devem realizar suas pesquisas nas ferramentas disponíveis (base de dados e catálogo de autoridade). O acervo da biblioteca fica ao lado da sala de estudo em grupo.


3. POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO


A Biblioteca da Faculdade e Mosteiro de São Bento de São Paulo caracteriza-se por ser uma biblioteca cujas políticas de organização e manutenção do acervo e de acesso e consulta às fontes são diferenciadas e peculiares devido ao seu caráter histórico. Hoje, por proporcionar o acesso à suas coleções a um público mais amplo, como alunos da Faculdade de São Bento (primeira faculdade livre de filosofia do Brasil, fundada em 1908, sendo em 1946, o núcleo inicial da PUC-SP), a Biblioteca vem passando por transformações significativas, sejam elas no âmbito da prática documental e organizacional, como também por transformações históricas.

A política de aquisição, expansão e atualização do acervo é efetivada tendo por base os critérios abaixo:


Compra 

As obras específicas dos cursos são adquiridas periodicamente, com indicação formulada pelos Docentes, Discentes e Coordenadores e podem ocorrer nas seguintes modalidades:

1)  Aquisição de obras necessárias e vigentes na ementa do curso; 

a. Bibliografia básica; 

b. Bibliografia complementar; 

2)  Aquisição de obras indicadas pelo corpo docente que não estejam na ementa; 

3) Aquisição de obras que venham a suprir a demanda de empréstimos – reposição de acervo; 

4) Aquisição de obras indicadas pelo corpo discente – obedecendo a uma avaliação criteriosa de sua necessidade dentro do curso. 


Doação 

1) Aquisição de obras que, doadas pelos monges da Instituição, passam a integrar o acervo; 

2) Aquisição de obras doadas por instituições diversas que entram em processamento técnico conforme a política interna de organização do acervo; 

3) Aquisição de obras doadas por outras fontes particulares que venham a oferecer retorno tanto para a instituição quanto para o curso. 


4. FORMAS DE ACESSO E CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS


Para utilização dos serviços prestados pela Biblioteca, sobretudo empréstimo, é necessário que o consulente esteja devidamente matriculado na instituição como aluno ou vinculado a ela, no caso dos monges, professores e funcionários.

Pesquisadores externos não necessitam fazer inscrições, já que os mesmos solicitam autorização por e-mail para ter acesso a um material exclusivo, sendo permitida somente a consulta local das fontes na sala de leitura. Dependendo da obra a consulta é feita na presença do bibliotecário. Estão disponíveis para o empréstimo materiais previamente selecionados pelos alunos matriculados nos cursos de graduação e aos professores e funcionários.

- o empréstimo dos materiais é feito mediante a identificação do usuário por meio da apresentação da carteirinha da Faculdade 

- a quantidade de obras a serem retiradas está de acordo com a categoria de usuário:

 

Categoria de Usuário Limite de Empréstimo Dias

Alunos de graduação 03 publicações 07

Professores 06 publicações 15

Funcionários 03 publicações 07

 

- todos os usuários podem fazer até quatro renovações consecutivas por material emprestado, desde que já não esteja reservado para outro usuário. 

- as obras de referência (como dicionários e enciclopédias) trabalhos acadêmicos e publicações seriadas não são emprestadas, devendo ser consultadas na Sala de Leitura da Biblioteca.

- a Biblioteca reserva-se no direito de alterar prazos, exigir devolução e vetar a saída de qualquer material, desde que assim o determinem orientações didático-pedagógicas.

- é vetado ao usuário retirar qualquer material com o cartão ou o nome de outro usuário.

- a devolução do material pode ser efetuada por qualquer pessoa no setor de atendimento.

- na data de devolução dos materiais, se a data prevista tiver sido ultrapassada, o usuário terá suspensão do empréstimo por período correspondente ao tempo de atraso. 

- o usuário é responsável pelo material retirado do acervo e, no caso de perda ou dano, é obrigado a substituir – por outro igual e em perfeito estado de conservação – ou a indenizar o mesmo, pelo valor atualizado.

- o usuário não pode retirar ou renovar qualquer material se estiver em débito com a Biblioteca.


4.1 Da Renovação do prazo de empréstimo:

- podem fazer até quatro renovações consecutivas por material emprestado, desde que já não esteja reservado para outro usuário. Mantenha seu material em dia com a biblioteca para não sofrer sanções 

4.2 Da Reserva:

- nos casos de reserva, o material bibliográfico fica à disposição do usuário por, no máximo, 3 dias. Esgotado o prazo, a reserva é automaticamente anulada.

- o material que se encontrar sob reserva deve ser devolvido impreterivelmente, na data prevista, caso não o faça, o usuário fica sujeito as penalidades de atraso.


5. ACERVO


Todo o acervo é circulante, exceto as obras de referência, periódico e trabalhos acadêmicos. Por ser uma biblioteca com mais de 400 anos, os materiais bibliográficos estão agrupados de acordo com uma classificação específica criada pelos monges depois adaptada a Classificação Decimal Universal (CDU) acomodado em estantes de aço duplo face e estantes de madeira.  


5.1 Monografias e de Dissertações

Os trabalhos de conclusão de curso são publicados no site da faculdade em formato PDF e está disponível gratuitamente com acesso ilimitado para todos os alunos, professores e funcionários, seu acesso é disponibilizado em:

http://www.faculdadedesaobento.com.br/201/pesquisa-academica/


5.2 Conteúdo on-line

Aqui estão listados periódicos científicos gratuitos que estão a disposição dos alunos para ajuda-los em seus estudos e pesquisas.


O acesso é disponibilizado em:

http://www.faculdadedesaobento.com.br/217/e-books-e-revistas-online/


6. NÍVEL ATUAL DE INFORMATIZAÇÃO


A Faculdade de São Bento utiliza o software Sophia para a automação de sua biblioteca. O Sistema contempla as principais funções de uma Biblioteca, trabalhando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão da informação. O Sophia enfatiza as rotinas e sub-rotinas dos procedimentos realizados em biblioteca, tais como: catalogação, busca, aquisição, manutenção e controle de autoridades e de vocabulário, o gerenciamento da circulação do acervo que envolve os processos de consulta, empréstimo, renovação e a devolução dos materiais e a organização do processamento técnico que envolve desde o recebimento do material e sua descrição física até a impressão das etiquetas para armazenamento nas estantes. O restante do acervo encontra-se catalogado no sistema de fichas que fica a disposição do aluno. 

Por estar adequado aos padrões internacionais da biblioteconomia o programa permite ainda a interoperabilidade entre sistemas de gerenciamento de acervo por meio do protocolo Z39.50, um protocolo cliente servidor de padrão internacional que permite pesquisa e recuperação de informação em redes de computadores distribuídos. Corresponde à norma ISO 23950:1998, desse modo, é possível a mudança e migração de registros dos itens.



7. SERVIÇOS


Orientação e apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos;

Atendimento aos usuários (alunos, professores, funcionários e pesquisadores).

Consulta aos materiais do acervo (livros, teses, revistas especializadas, dicionários, mídias etc.).

Orientação sobre o uso da Biblioteca e de sua coleção.

Consulta ao catálogo eletrônico e fichário.

Consulta à Internet.

Empréstimos entre Bibliotecas conveniadas.


8. CONCLUSÃO


A Biblioteca da Faculdade de São Bento/Mosteiro de São Bento é um local de estudo e pesquisa para ser usado por um público estudioso e interessado. Serão suspensos os usuários que tiverem conduta imprópria, quer nos gestos ou palavras, e que possam colocar em perigo o acervo ou faltar ao respeito e decoro aos funcionários/monitores que ali trabalham para servir à comunidade.

Os usuários devem tomar conhecimento e cumprir o regulamento e as normas disponíveis na Biblioteca.

Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo bibliotecário responsável.

 

Wellington Batista

Bibliotecário

CRB-8: 9630