Filosofia

  • Duração:

    5 meses cada módulo

  • Horário das aulas

    INSCRIÇÕES ABERTAS

  • Interesse de Vaga

Curso de História da Filosofia

Apresentação, em perspectiva histórica, dos principais autores que deram origem ao pensamento filosófico ocidental.

Módulo I Filosofia Antiga: as origens do pensamento filosófico.

Objetivos Gerais: O curso livre de Introdução à História da Filosofia tem como principal objetivo oferecer uma visão geral da histórica dos principais temas, problemas e autores do pensamento filosófico.

O curso foi divido em três módulos que podem ser cursados de modo independente: Módulo I – Filosofia Antiga: as origens do pensamento filosófico. Módulo II – Filosofia Medieval e Renascentista: ascensão e declínio da cristandade. Módulo III – Filosofia Moderna e Origens da Filosofia Contemporânea: ascensão e declínio do sujeito.

Módulo I Filosofia Antiga:
origens do pensamento filosófico – objetivo: apresentar os conceitos fundamentais da Filosofia Antiga, bem como iniciar o contato com as principais correntes do pensamento filosófico e oferecer um conteúdo conceitual e bibliográfico como condição para uma boa interpretação dos textos clássicos desse período. Temas abordados: Nascimento da Filosofia na Grécia Antiga. Os Filósofos Pré-Socráticos: Heráclito, Parmênides e Anaximandro: Cosmo, Cidade e o Homem. O Movimento Sofista. A Filosofia de Sócrates Platão e Aristóteles: e as origens do pensamento filosófico.

Módulo II Filosofia Medieval e Renascentista:
ascensão e declínio da cristandade – objetivo: apresentar os principais temas que correspondem à filosofia medieval e renascentista, cujo fio condutor é a noção de “cristandade”. Portanto, busca-se oferecer um conteúdo conceitual e bibliográfico como condição de interpretação dos principais textos filosóficos desse período. Temas abordados: o contexto do nascimento da filosofia medieval como filosofia cristã. A noção de cristandade e o ressurgimento da filosofia. Fé em busca de compreensão. O neoplatonismo e a filosofia de Santo Agostinho. Aristotelismo e a filosofia de Santo Tomás.

Módulo III Filosofia Moderna e as origens da filosofia contemporânea:
ascensão e declínio do sujeito – objetivo: apresentar os conceitos fundamentais característicos da Filosofia Moderna até as origens da Filosofia contemporânea tomando, como fio condutor, a emergência da noção de “sujeito”. Este módulo oferece um conteúdo bibliográfico e conceitual mínimos como condição para interpretação dos grandes problemas característicos da surgimento da modernidade e do seu fim. Temas abordados: A “virada subjetiva” e a filosofia de Descartes. Racionalismo e empirismo e os dilemas da filosofia moderna. A teoria do conhecimento de John Locke e o ceticismo de David Hume. A “revolução copernicana” de Kant e o fim da metafísica. Idealismo alemão e a filosofia do absoluto. Niilismo, decadência e o fim da modernidade: Nietzsche. A existência como um problema: Kierkegaard. As filosofias contemporâneas.

 

Coordenador

 

E-mail

 

Mini currículo

 

Horário de atendimento

 

Corpo Docente

 

Prof. Me. Luiz Fernando Vanzella

 

INSCREVA-SE

FALE CONOSCO